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Curso Profissional
Técnico de Organização de eventos
O Técnico de Organização de Eventos é o profissional qualificado apto a trabalhar, individualmente e em equipa, que concebe e organiza eventos, nacionais e internacionais, com o objetivo de gerar negócio, lazer e oportunidades de promoção, de informação e de aprendizagem para os participantes.

Aprovado pelo Ministério da educação e ciência, através da Portaria nº 994/07.


Saídas Profissionais

As atividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:

• Proceder à análise das necessidades e das condicionantes apresentadas pelo cliente, de forma a permitir a conceção do evento e a avaliação da sua viabilidade.

• Identificar os objetivos, a natureza e as características-chave do evento a realizar.

• Identificar o budget.

• Identificar as características do público-alvo, nomeadamente, ao nível das suas necessidades e interesses.

• Proceder à conceção e definição do evento a realizar, criando a ideia e o layout conceptual do evento e desenvolvendo o seu branding, tendo em conta as necessidades do cliente e o budget previamente identificados.

• Proceder ao planeamento geral do evento.

• Determinar a procura esperada do evento, utilizando técnicas de pesquisa de mercado adequadas.

• Definir os requisitos do local para a realização do evento, tendo em conta, nomeadamente, a natureza do evento, o público-alvo e o budget previamente identificados.

• Identificar os recursos necessários para a realização do evento, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços.

• Definir propostas de programas para o evento, tendo em conta os objetivos do evento e as características do público-alvo.

• Proceder à estimativa dos custos e das receitas associados à realização do evento.

• Proceder à apresentação da proposta do evento ao cliente, com vista à sua aprovação, especificando, nomeadamente, o tipo e o programa do evento, os recursos necessários e a estimativa de custos e receitas associados.

• Conceber planos de informação e promoção do evento e gerir o seu desenvolvimento junto do público-alvo.

• Elaborar planos de informação e promoção do evento em função do público alvo.

• Gerir o desenvolvimento das atividades de informação e promoção do evento, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de materiais de informação e promoção, da criação de eventos promocionais, da venda direta dos materiais e do desenvolvimento de ações publicitárias.

• Avaliar as atividades de informação e promoção desenvolvidas, analisando, nomeadamente, os resultados alcançados, os custos e os timings associados.

• Proceder ao planeamento detalhado do evento, com vista à sua implementação.

• Elaborar um cronograma de produção, definindo pormenorizadamente as diferentes etapas necessárias à implementação do evento e prevendo a respetiva progressão.

• Definir os recursos necessários para a realização do evento, especificando os equipamentos, a constituição das equipas e comités de eventos e as prestações de serviços.

• Definir as funções e as responsabilidades dos diversos recursos humanos e equipas afetos à realização do evento.

• Definir o layout físico do evento.

• Definir planos operacionais para a realização do evento, identificando de forma precisa as medidas necessárias para implementar e desmontar eventos e contemplando medidas alternativas para fazer face a imprevistos.

• Definir planos de segurança e de emergência, se necessário com a colaboração das autoridades competentes, em função dos riscos e perigos identificados.

• Elaborar o orçamento para a realização do evento, em função dos custos e das receitas estimados.

• Providenciar os recursos para a realização do evento.

• Seleccionar fornecedores de bens e serviços e proceder à sua contratação.

• Providenciar as licenças necessárias para a realização do evento.

• Providenciar a seleção e contratação dos recursos humanos necessários.

• Coordenar e acompanhar as equipas de trabalho na implementação do evento, garantindo o cumprimento do cronograma de produção e a resposta a imprevistos e/ou situações de emergência.

• Avaliar o desempenho geral do evento, de forma a permitir melhorar o desempenho em eventos subsequentes.

• Definir critérios de sucesso relevantes para o evento, nomeadamente, critérios financeiros, grau de satisfação do público-alvo e do cliente, grau de cumprimento do plano do evento e registo de segurança.

• Avaliar os resultados do evento em função dos critérios pré-estabelecidos e elaborar relatórios de avaliação.

• Promover a divulgação dos resultados do evento junto dos órgãos de comunicação social e/ou do público-alvo, providenciando, nomeadamente, a organização de conferências de imprensa, a realização de entrevistas com jornalistas, a criação de salas de imprensa e o desenvolvimento de vídeoconferências.

Condições de Acesso
• Idade entre os 14 e os 19 anos

• 9º ano de escolaridade


Condições Oferecidas
• Subsídio de Alimentação
• Subsídio de Transporte
• Bolsa para Material de Estudo
• Bolsa de Profissionalização


Plano Curricular





Estágios Curriculares
Parceiros
No Projeto Educativo da Escola, assumem particular importância a conceção, organização, orientação, avaliação e a formação em contexto de trabalho (FCT), facto que deve ser tido em conta, na implementação do mesmo. Com esta aproximação pedagógica à realidade do mundo do trabalho, pretende-se possibilitar aos jovens a concretização plena das capacidades desenvolvidas, no contexto escolar, e constituirá uma extensão do espaço de formação, criando-se assim uma relação dinâmica entre a Escola e o tecido empresarial, no sentido de facilitar a colocação dos alunos no mercado de trabalho. Assim, tem sido uma preocupação constante da E.P.I., o estabelecimento de protocolos que garantam a realização adequada da FCT.

Neste momento a EPI tem protocolos ativos com as seguintes instituições:
| Servicepack, Lda
| Manuel Maganete
| Liga Portuguesa Contra o Cancro
| Herança Magna
| Fundação da Juventude
| Quinta da Boeira
   
 
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