O Técnico de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.
Aprovado pelo Ministério da educação e ciência, através da Portaria nº 1288/06.
As atividades principais desempenhadas por este técnico são:
• Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de
turismo.
• Prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra.
• Organizar e acompanhar programas de animação.
• Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos.
• Proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e
orientando as suas escolhas.
Executar serviços em agências de viagens:
• Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à
sua motivação e interesses.
• Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico
solicitado.
• Efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens
ou serviços a prestar.
• Proceder à venda e faturação dos serviços prestados.
• Organizar processos individuais de clientes, efetuar transfers de chegada e partida.
• Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas).
• Realizar programas de viagens, conferências, etc..
• Organizar eventos e programas para grupos especiais.
• Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como
operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação.
• Organizar o arquivo da agência de viagens.
Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas:
• Efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística.
• Prestar informação e promover produtos e serviços turísticos.
• Vender produtos e serviços turísticos.
• Efetuar as operações de reservas.
• Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da
região e do país.
• Prestar assistência ao cliente.
• Realizar o atendimento e a receção do cliente.
 |
 |
Testemunhos de Ex-Alunos e Instituições |
 |
|
 |