O Técnico Comercial é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.
Aprovado pelo Ministério da educação e ciência, através da Portaria nº 996/07.
As atividades principais desempenhadas por este técnico são:
• Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
• Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
• Acolher o cliente, identificar as suas necessidades, dar indicações sobre a localização dos produtos e acompanhá-lo quando necessário.
• Apresentar os produtos e/ou serviços, suas características e modos de utilização, indicando e demonstrando, quando necessário, as potencialidades dos mesmos e informar os clientes sobre as condições de venda e serviço pósvenda.
• Aconselhar o cliente na compra, orientando-o na sua escolha e apresentando alternativas ao produto e/ou serviço, quando necessário.
• Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
• Calcular o valor da venda dos produtos e/ou serviços, tendo em conta preços, promoções, descontos, créditos, devoluções e outras condições a aplicar.
• Preencher a documentação relativa ao processo de venda, nomeadamente, recibos, garantias e outros.
• Cobrar a despesa ao cliente procedendo de acordo com diferentes formas de pagamento, nomeadamente, numerário, cartões de crédito e débito, cheques e vales.
• Embalar o produto, acondicionando-o de forma adequada, e entregá-lo ao cliente ou providenciar, sempre que necessário, pelo seu transporte.
• Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
• Proceder à abertura de caixa, contando o dinheiro e outros valores existentes, verificando se o total corresponde ao valor indicado na folha de caixa e providenciando pela existência de trocos.
• Proceder ao fecho de caixa, contando o dinheiro e outros valores e preenchendo a folha de caixa com o apuramento dos resultados.
• Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
• Participar na criação de um ambiente atrativo do estabelecimento, expondo e repondo os produtos e informação sobre os produtos e/ou serviços nas prateleiras e expositores, de acordo com técnicas de exposição que os valorizem, e providenciando pelas condições ambientais adequadas, nomeadamente, de iluminação, temperatura e limpeza.
• Participar no desenvolvimento de ações de animação no ponto de venda, com vista à promoção e divulgação de produtos e/ou serviços.
• Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
• Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário.
• Colocar as etiquetas nos produtos e sempre que necessário, mecanismos de segurança magnética nos mesmos.
• Efetuar o controlo de existências, providenciando pela reposição de faltas.
• Participar na elaboração de inventários.
• Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
• Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
• Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.
• Garantir os procedimentos para o arquivo da documentação utilizada.
• Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário.
• Elaborar e manter atualizadas as fichas de clientes.
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Testemunhos de Ex-Alunos e Instituições |
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