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Curso Profissional
Técnico ComErcial
 
 
   
     
 
Descrição
 
Condições de Acesso
O Técnico Comercial é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.

Aprovado pelo Ministério da educação e ciência, através da Portaria nº 996/07.

Saídas Profissionais

As atividades principais desempenhadas por este técnico são:

• Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.

• Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.

• Acolher o cliente, identificar as suas necessidades, dar indicações sobre a localização dos produtos e acompanhá-lo quando necessário.

• Apresentar os produtos e/ou serviços, suas características e modos de utilização, indicando e demonstrando, quando necessário, as potencialidades dos mesmos e informar os clientes sobre as condições de venda e serviço pósvenda.

• Aconselhar o cliente na compra, orientando-o na sua escolha e apresentando alternativas ao produto e/ou serviço, quando necessário.

• Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.

• Calcular o valor da venda dos produtos e/ou serviços, tendo em conta preços, promoções, descontos, créditos, devoluções e outras condições a aplicar.

• Preencher a documentação relativa ao processo de venda, nomeadamente, recibos, garantias e outros.

• Cobrar a despesa ao cliente procedendo de acordo com diferentes formas de pagamento, nomeadamente, numerário, cartões de crédito e débito, cheques e vales.

• Embalar o produto, acondicionando-o de forma adequada, e entregá-lo ao cliente ou providenciar, sempre que necessário, pelo seu transporte.

• Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.

• Proceder à abertura de caixa, contando o dinheiro e outros valores existentes, verificando se o total corresponde ao valor indicado na folha de caixa e providenciando pela existência de trocos.

• Proceder ao fecho de caixa, contando o dinheiro e outros valores e preenchendo a folha de caixa com o apuramento dos resultados.

• Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.

• Participar na criação de um ambiente atrativo do estabelecimento, expondo e repondo os produtos e informação sobre os produtos e/ou serviços nas prateleiras e expositores, de acordo com técnicas de exposição que os valorizem, e providenciando pelas condições ambientais adequadas, nomeadamente, de iluminação, temperatura e limpeza.

• Participar no desenvolvimento de ações de animação no ponto de venda, com vista à promoção e divulgação de produtos e/ou serviços.

• Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.

• Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário.

• Colocar as etiquetas nos produtos e sempre que necessário, mecanismos de segurança magnética nos mesmos.

• Efetuar o controlo de existências, providenciando pela reposição de faltas.

• Participar na elaboração de inventários.

• Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.

• Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.

• Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.

• Garantir os procedimentos para o arquivo da documentação utilizada.

• Receber e conferir os produtos e efetuar devoluções quando necessário.

• Elaborar e manter atualizadas as fichas de clientes.

 

Testemunhos de Ex-Alunos e Instituições



  • Idade entre os 14 e os 19 anos
• 9º ano de escolaridade


Condições Oferecidas
• Subsídio de Alimentação
• Subsídio de Transporte
• Bolsa para Material de Estudo
• Bolsa de Profissionalização


Plano Curricular



Estágios Curriculares
Parceiros
No Projeto Educativo da Escola, assumem particular importância a conceção, organização, orientação, avaliação e a formação em contexto de trabalho (FCT), facto que deve ser tido em conta, na implementação do mesmo. Com esta aproximação pedagógica à realidade do mundo do trabalho, pretende-se possibilitar aos jovens a concretização plena das capacidades desenvolvidas, no contexto escolar, e constituirá uma extensão do espaço de formação, criando-se assim uma relação dinâmica entre a Escola e o tecido empresarial, no sentido de facilitar a colocação dos alunos no mercado de trabalho. Assim, tem sido uma preocupação constante da E.P.I., o estabelecimento de protocolos que garantam a realização adequada da FCT.

Neste momento a EPI tem protocolos ativos com as seguintes instituições:
| Toyota Caetano
| Nike
| Perfumes & Companhia
| Secway
| Grupo Cortefiel: Cortefiel,
   Woman Secret e Springfield
| Fuxia
| Ponto Pay
| Seaside
| Sonae:
   Zippy, Sport Zone e Worten
| Porto Comercial: Loja Azul
| João Trindade
   Gabinete de Contabilidade
| Hospital da Arrábida
 
 

 

 
     
   
 
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