O Técnico de Organização de Eventos é o profissional qualificado apto a trabalhar, individualmente e em equipa, que concebe e organiza eventos, nacionais e internacionais, com o objetivo de gerar negócio, lazer e oportunidades de promoção, de informação e de aprendizagem para os participantes.
Aprovado pelo Ministério da educação e ciência, através da Portaria nº 994/07.
As atividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
• Proceder à análise das necessidades e das condicionantes apresentadas pelo cliente, de forma a permitir a conceção do evento e a avaliação da sua viabilidade.
• Identificar os objetivos, a natureza e as características-chave do evento a realizar.
• Identificar o budget.
• Identificar as características do público-alvo, nomeadamente, ao nível das suas necessidades e interesses.
• Proceder à conceção e definição do evento a realizar, criando a ideia e o layout conceptual do evento e desenvolvendo o seu branding, tendo em conta as necessidades do cliente e o budget previamente identificados.
• Proceder ao planeamento geral do evento.
• Determinar a procura esperada do evento, utilizando técnicas de pesquisa de mercado adequadas.
• Definir os requisitos do local para a realização do evento, tendo em conta, nomeadamente, a natureza do evento, o público-alvo e o budget previamente identificados.
• Identificar os recursos necessários para a realização do evento, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços.
• Definir propostas de programas para o evento, tendo em conta os objetivos do evento e as características do público-alvo.
• Proceder à estimativa dos custos e das receitas associados à realização do evento.
• Proceder à apresentação da proposta do evento ao cliente, com vista à sua aprovação, especificando, nomeadamente, o tipo e o programa do evento, os recursos necessários e a estimativa de custos e receitas associados.
• Conceber planos de informação e promoção do evento e gerir o seu desenvolvimento junto do público-alvo.
• Elaborar planos de informação e promoção do evento em função do público alvo.
• Gerir o desenvolvimento das atividades de informação e promoção do evento, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de materiais de informação e promoção, da criação de eventos promocionais, da venda direta dos materiais e do desenvolvimento de ações publicitárias.
• Avaliar as atividades de informação e promoção desenvolvidas, analisando, nomeadamente, os resultados alcançados, os custos e os timings associados.
• Proceder ao planeamento detalhado do evento, com vista à sua implementação.
• Elaborar um cronograma de produção, definindo pormenorizadamente as diferentes etapas necessárias à implementação do evento e prevendo a respetiva progressão.
• Definir os recursos necessários para a realização do evento, especificando os equipamentos, a constituição das equipas e comités de eventos e as prestações de serviços.
• Definir as funções e as responsabilidades dos diversos recursos humanos e equipas afetos à realização do evento.
• Definir o layout físico do evento.
• Definir planos operacionais para a realização do evento, identificando de forma precisa as medidas necessárias para implementar e desmontar eventos e contemplando medidas alternativas para fazer face a imprevistos.
• Definir planos de segurança e de emergência, se necessário com a colaboração das autoridades competentes, em função dos riscos e perigos identificados.
• Elaborar o orçamento para a realização do evento, em função dos custos e das receitas estimados.
• Providenciar os recursos para a realização do evento.
• Seleccionar fornecedores de bens e serviços e proceder à sua contratação.
• Providenciar as licenças necessárias para a realização do evento.
• Providenciar a seleção e contratação dos recursos humanos necessários.
• Coordenar e acompanhar as equipas de trabalho na implementação do evento, garantindo o cumprimento do cronograma de produção e a resposta a imprevistos e/ou situações de emergência.
• Avaliar o desempenho geral do evento, de forma a permitir melhorar o desempenho em eventos subsequentes.
• Definir critérios de sucesso relevantes para o evento, nomeadamente, critérios financeiros, grau de satisfação do público-alvo e do cliente, grau de cumprimento do plano do evento e registo de segurança.
• Avaliar os resultados do evento em função dos critérios pré-estabelecidos e elaborar relatórios de avaliação.
• Promover a divulgação dos resultados do evento junto dos órgãos de comunicação social e/ou do público-alvo, providenciando, nomeadamente, a organização de conferências de imprensa, a realização de entrevistas com jornalistas, a criação de salas de imprensa e o desenvolvimento de vídeoconferências.
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Testemunhos de Ex-Alunos e Instituições |
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