Técnico de Comunicação e Serviço Digital Técnico de Comunicação e Marketing Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico Comercial Multimédia Informática  
  Técnico de Turismo Técnico de Organização de Eventos Técnico de Organização de Eventos    
    Cabeleireiro Unisexo Assistente de Cuidados de Beleza Assistente Administrativo Operador Informática   Adultos Formação Modular Certificada    
 
 
 
 
Faq
 
 
   
     
 
Perguntas Frequentes
gerais
 
Perguntas Frequentes
cursos profissionais
Onde posso encontrar a Escola Profissional do Infante?
A Escola Profissional do Infante está situada na freguesia de Mafamude, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, na região norte de Portugal, na Rua da Cavada Velha, n.º 60.

Como posso inscrever-me?
Pode fazê-lo utilizando a ficha de inscrição online ou dirigindo-se, pessoalmente, à secretaria da Escola Profissional do Infante.

Pagam-se propinas?
Não. Na Escola profissional do Infante há isenção de pagamento de propinas.

Ao estudar na Escola Profissional do Infante, estou abrangido por algum seguro?
Os alunos da Escola Profissional do Infante usufruem de um seguro escolar. Na formação em contexto de trabalho, o aluno encontra-se abrangido por um seguro de acidentes pessoais contra riscos e eventualidades que possam ocorrer durante e por causa da formação.


Perguntas Frequentes
cursos Aprendizagem
O que são os Cursos de Aprendizagem?
Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens com idade inferior a 25 anos, que privilegiam a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa, e que permitem o prosseguimento de estudos de nível superior.

Valorizam o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

Os princípios orientadores que regem os Cursos de Aprendizagem são:

• Intervenção junto dos jovens em transição para a vida ativa e dos que já integram o mercado de trabalho sem uma habilitação de nível secundário ou equivalente, com vista à melhoria dos níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional;

• Reconhecimento do potencial formativo da situação de trabalho, através de uma maior valorização da intervenção e do contributo formativo das empresas, assumindo-as como verdadeiros espaços de formação, geradores de progressão das aprendizagens;

• Regime de alternância, entendido como a interação entre a formação teórica e a prática e os contextos em que as mesmas decorrem, sendo a formação prática, realizada nas entidades de apoio à alternância, distribuída de forma progressiva ao longo do curso.

Quais são as condições de acesso aos Cursos de Aprendizagem?
9º Ano de Escolaridade, e idade inferior a 25 anos.

Após a conclusão de um Curso de Aprendizagem poderei candidatar-me ao ensino superior?
Sim. Os Cursos de Aprendizagem possibilitam o acesso ao ensino superior.

Tenho acesso a subsídios?
Todos os alunos podem beneficiar de subsídio de transporte, subsídio de alimentação, e bolsa de profissionalização.


Perguntas Frequentes
Cursos de Educação e Formação (CEF)
O que é um Curso de Educação e Formação (CEF)?
Trata-se de uma oferta que visa o aumento da qualificação escolar e a aquisição de competências profissionais, facilitando o acesso a desempenhos profissionais mais qualificados.

A quem se destina?
Destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar, ou que já abandonaram antes da conclusão da escolaridade de 12 anos, bem como os que, tendo concluído os 12 anos de escolaridade, não possuam uma qualificação profissional e desejem adquiri-la.

Qual é a duração dos Cursos de Educação e Formação (CEF)?
A duração dos cursos varia entre 1020 e 2276 horas, dependendo da escolaridade de acesso.

Quem a certificação que conferem?
Na Escola Profissional do Infante leccionamos os cursos que conferem certificação profissional de nível 2 ou 3, e certificado de competências escolares ou de conclusão do 9.º ou 12.º ano de escolaridade.

Tenho acesso a subsídios?
Todos os alunos podem beneficiar de subsídio de transporte de montante igual ao valor do passe escolar, de subsídio de alimentação, nos dias de formação e de apoio no material escolar.
  Há algum exame de acesso?
Não. O candidato está sujeito a um processo de seleção, cujo objetivo é a análise da sua motivação e aptidão para frequentar os cursos.

Quais são as condições de acesso aos cursos lecionados na Escola Profissional do Infante?
9º Ano de Escolaridade, e idades entre os 14 e inferior a 20 anos.

Que documentos são necessários para efetuar a minha matrícula?
O aluno deverá preencher o Boletim de Matrícula, que deverá ser assinado pelo Encarregado de Educação, e entregar 2 fotografias, fotocópia do Certificado de Habilitações, fotocópia do boletim de vacinas atualizado, fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópia do cartão de contribuinte (estes documentos são substituídos pelo Cartão do Cidadão, caso o possua). O Encarregado de Educação deverá entrefar a fotocópia do Bilhete de Identidade e fotocópia do cartão de contribuinte (estes documentos são substituídos pelo Cartão do Cidadão, caso o possua).

Pagam-se propinas?
Não. Na Escola profissional do Infante há isenção de pagamento de propinas.

Tenho acesso a subsídios?
Todos os alunos podem beneficiar de subsídio de transporte de montante igual ao valor do passe escolar, de subsídio de alimentação, nos dias de formação e de apoio no material escolar.

As turmas da Escola Profissional do Infante são muito grandes?
As turmas são compostas por um número máximo de 30 alunos.

Qual é a carga horária dos cursos?
A carga horária semanal dos cursos não ultrapassa as 35 horas letivas. Durante o período de estágio esta carga pode aumentar para 35 horas semanais, equivalente a 7 horas/dia de trabalho.

Ao estudar na Escola Profissional do Infante, estou abrangido por algum seguro?
Os alunos da Escola Profissional do Infante usufruem de um seguro escolar. Na formação em contexto de trabalho, o aluno encontra-se abrangido por um seguro de acidentes pessoais contra riscos e eventualidades que possam ocorrer durante e por causa da formação.

Todos os cursos permitem fazer um estágio curricular?
Sim. Todos os cursos têm um Estágio Curricular (Formação em Contexto de Trabalho) que complementa a qualificação profissional.

Que Certificado obtenho?
Ao concluir um curso Profissional obterás dois certificados:
- Um certificado de nível secundário de educação, que te confere o 12º ano de escolaridade. Com ele, e cumprindo os requisitos em vigor, poderás aceder ao Ensino Superior;
- Um certificado de qualificação profissional nível 4.

Após a conclusão de um curso profissional poderei candidatar-me ao ensino superior?
Sim. Os cursos profissionais possibilitam o acesso ao ensino superior.


Perguntas Frequentes
Formação Modular
O que é Formação Modular?
São unidades de formação de curta duração (UFCD) que permitem atualizar ou aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação profissional.

A quem se destina?
Destinam-se a adultos desempregados de longa duração (+ 1 ano), com idade igual ou superior a 18 anos, que não tenham concluído o ensino secundário e que queiram melhorar ou adquirir competências em domínios de âmbito geral ou específico de uma determinada área profissional.

Consoante as habilitações escolares, estes podem frequentar:

- habilitações inferiores ao 9.º ano - percursos constituídos por unidades de formação dos referenciais de formação de nível 2 de qualificação;

- 9.º ano - percursos constituídos por unidades de formação dos referenciais de formação de nível 2 e 4 de qualificação.

Como está organizada?
Os percursos organizem-se com base em UFCD das componentes de formação tecnológica dos referenciais de formação do Catálogo Nacional de Qualificações, com uma duração entre 25 e 300 horas.

Qual a certificação que conferem?
Estes cursos conferem a atribuição de um Certificado de Qualificações, emitido aquando da conclusão, com aproveitamento, por cada UFCD.

Quais são os seus conteúdos programáticos?
Os conteúdos programáticos são os constantes das UFCD que integram os referenciais de formação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

Que outras vias existem para a conclusão do 12.º ano?
As constantes do Decreto-Lei n.º 357/2007, de 29 de outubro.
 
 

 

 
     
   
 
Copyright © 2014-2017 Escola Profissional do Infante coresaocubo